Plurix

UX Writing

Quero ser UX Writer, e agora?

Quem tem interesse ou familiaridade com a escrita provavelmente j√° se perguntou: o que √© preciso para ser UX Writer? ‚ÄúEscrever bem‚ÄĚ n√£o √© tudo. Tamb√©m √© necess√°rio entender esse universo que envolve trabalho colaborativo, empatia e foco no usu√°rio. Al√©m disso, ter compromisso com a usabilidade e a acessibilidade. Tudo isso em pouqu√≠ssimos caracteres, sem perder a personalidade da marca! E a√≠, vamos come√ßar?

Para quem: iniciante

Profissionais de Publicidade, Jornalismo, UI, UX ou áreas correlatas. Este curso é voltado para pessoas que veem no UX Writing uma possibilidade real de trabalho ou mudança de área.

Educadora:

Juliana Ribeiral
UX Writer na Plurix Design Estratégico

Turma em breve!

Estamos fechando os √ļltimos detalhes mas j√° sabemos que esse curso acontecer√° em um final de semana.

Online e ao vivo

Aulas

Conte√ļdo certeiro sobre o b√°sico, o n√£o-t√£o-b√°sico e sobre o que a gente aprendeu at√© hoje em nossos projetos.

Atividades

Atividades práticas durante e após as aulas, para que a teoria ganhe forma e seja absorvida de verdade.

Certifica√ß√Ķes

Certificado digital e um badge para atualizar o LinkedIn com mais essa conquista.

Comunidade Plurix

Conte√ļdos extras e muita troca em nossa comunidade no Slack sobre as aulas e o nosso mundo.

Quer ver do que estamos falando?

Passe alguns dados para nós e encaminharemos mais
informa√ß√Ķes sobre o curso no seu email ūüėČ

    Trilha de aprendizagem

    Mudança de área e de olhar
    Quais as intersec√ß√Ķes entre UX Writing e Jornalismo, Publicidade, UI? O que um profissional que trabalha nessas e outras √°reas correlatas precisa saber antes de migrar? Descobriremos na aula 1!
    UX Writer: onde, como e por quê
    Vamos falar sobre o dia a dia. Com quais profissionais UX Writers se relacionam, que softwares usam. Quando o trabalho começa, quando termina. E pra fechar: que tipo de UX Writer você pode ser.
    O lado humano do UX Writing
    O que o UX Writing tem de diferente em relação às outras formas de escrita? Vamos entender como seus valores e natureza colaborativa afetam a rotina de trabalho e a criação de textos.
    Cen√°rio ideal x cen√°rio real
    Vamos analisar como diferentes etapas do projeto, profissionais envolvidos e documentos recebidos geram insumos importantes para UX Writing - independente do cen√°rio de trabalho.
    Persona, Tom de voz e Personalidade de marca
    De onde vem o UX Writing? Vamos voltar alguns passos e falar sobre persona, storytelling, tom de voz e personalidade de marca, microcopy. E entender definitivamente de onde vem a emoção dos nossos textos.
    Analisando um Manual de linguagem
    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisi cing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut abore et dolore magna

    Ferramentas que usamos:

    Juliana Riberal
    Redatora, roteirista e UX Writer, com mais de 15 anos de experiência em criar textos de diferentes formatos.

    Foi colaboradora da revista VIP, passou pelas agências Ogilvy One, Ogilvy Interactive,

    Há aproximadamente X anos vem estudando e se especializando em UX Writing. Nessa área, já trabalhou para clientes como ConectCar, Hortifruti Natural da Terra, Cartão Mais!, Gol Linhas Aéreas e Plurix.

    Perguntas frequentes

    Este curso foi criado pelo time de design estrat√©gico da Plurix para voc√™ ampliar a sua vis√£o sobre os dados de pesquisas. Cada m√≥dulo te d√° ferramentas pr√°ticas para otimizar as entregas com solu√ß√Ķes eficientes e resultados mensur√°veis.

    Nossos alunos t√™m acesso exclusivo aos canais da comunidade no Slack e Telegram, um espa√ßo para tirar d√ļvidas sobre as aulas, feedbacks, troca de experi√™ncias, dicas sobre portf√≥lio e entrevistas de empregos, agenda de eventos e mais. E o acesso segue depois que o curso acaba ūüėČ

    Ao concluir o curso, você receberá um certificado digital com as horas totais de estudos e um badge para colocar no seu perfil do LinkedIn.

    As aulas ser√£o feitas pelo Zoom, por meio de link fechado; as din√Ęmicas em grupo acontecer√£o no Miro e o canal de apoio e feedbacks √© o Slack. Os materiais do curso ficar√£o dispon√≠veis no Notion.